Home
essa@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB
 

Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar (novo 2022/2023)

O Curso:

O Curso Mestrado em Enfermagem Comunitária na Área da Enfermagem de Saúde Familiar constitui uma resposta formativa no âmbito da intervenção em enfermagem às novas exigências com que as famílias se confrontam, que se pretende altamente qualificada.

O consórcio consubstanciado pela Escola Superior de Saúde (ESSa) do IPB, a ESS da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e ESS do Instituto Politécnico de Viana do Castelo compromete-se, assim, com a formação dos enfermeiros para a Excelência dos cuidados de saúde e dos cuidados de enfermagem prestados às famílias, em especial na Região Norte.

Através de uma formação de referência, conferente do grau de Mestre em Enfermagem Comunitária na área   da Enfermagem de Saúde Familiar, nos termos das opções dos/das formandos/as, estão simultaneamente garantidas condições para a atribuição do Título Profissional de Enfermeiros Especialista na Área, pela Ordem dos Enfermeiros.



Objetivos:

- Aplicar os fundamentos do paradigma sistémico e da comunicação humana na avaliação e intervenção familiar;

- Argumentar o desenvolvimento da enfermagem de saúde familiar com base nos referenciais ético-legais, sociopolíticos e epistemológicos, da profissão e da Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar;

- Adquirir competências especializadas para a tomada de decisão em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar, com enfoque nas exigências decorrentes das respostas adaptativas às transições aos diferentes níveis de prevenção;

- Aplicar os modelos de avaliação e intervenção na família e seus membros, enquanto unidade de cuidados, ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção, em interface com a Saúde Pública e Saúde Comunitária;

- Desenvolver a investigação e a capacidade de liderança em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar.


 
 
Sobre o Curso

Área científica predominante: Enfermagem.

Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 90 Créditos ECTS.

Horário Pós-laboral: 4ª feira – 16-21H; 5ª feira – 16-21H; 6ª feira – 15-21H; excecionalmente aos sábados.

Duração normal do Curso: três semestres letivos; Horas Totais: 2430 Horas; Horas de contacto: 1387 Horas.

Saídas Profissionais - Os Mestres em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar, podem exercer atividade profissional liberal ou em instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, nomeadamente:

– Centros de Saúde; Hospitais; Organizações do 3.º setor; Clínicas Médicas e de Enfermagem.

Candidaturas

Consultar Portal do Candidato

No ato de candidatura, para a avaliação curricular, é obrigatório anexar os comprovativos ao CV (CC, ou passaporte, e comprovativos da informação referenciada no CV). Informação mais detalhada disponível em: Candidaturas

Condições de Acesso:

- Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;

- Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos;

- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal na área de Enfermagem;

- Titulares de grau académico superior estrangeiro, resultante de 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha na área de Enfermagem.

Critérios de Seleção e Seriação:

- Currículo académico;

- Currículo científico;

- Currículo profissional;

- Formação complementar.

 

 

Nota: esta informação não dispensa a consulta dos documentos oficiais para efeitos de candidatura ao Ensino Superior.

De acordo com a legislação em vigor, para atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista pela Ordem dos Enfermeiros, é condição necessária ter no mínimo dois anos de experiência profissional como enfermeiro aquando da inscrição no curso.



Diretor de Curso
Manuel Alberto Morais Bras (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança | Tel.: (+351) 273 330 950 | Email.: essa@ipb.pt